domingo, 31 de maio de 2015

3º Encontro - Vinhos Portugueses

          Na noite de sábado do dia 30 de maio de 2015 aconteceu o 3º Encontro da Confraria Bem Viver com o tema Vinhos Portugueses.
          Portugal está entre os 10 maiores produtores mundiais de vinho tendo 285 castas nativas. Os vinhos da noite vieram de 4 regiões de Portugal.

      Os convidados foram recepcionados com Tapas harmonizados com um vinho verde da Região do Minho. São vinhos de acidez e frescor bem característicos.
     O vinho servido foi o Casal Garcia Vinho Verde Branco 2013 é feito com as uvas Trajadura, Loureiro, Pedernã e Azal, com 10,5% de teor alcoólico, meio seco onde pode sentir Frutas brancas e cítricas, limão, maçã verde, pera e notas florais.


        Mesa posta para mais uma degustação as cegas para podermos aprimorar nossos sentidos.


          Foi selecionados 3 vinhos sendo 2 da Região de Alentejo e 1 da Região de Alenquer.

        Região de Alentejo é quente e seca do sul, é dominada por extensas planícies de solos pobres. As muitas horas de sol e as temperaturas muito elevadas no Verão permitem a maturação perfeita das uvas.
       Região Alenquer perto de Lisboa. Nesta zona as vinhas são protegidas dos ventos atlânticos, favorecendo a maturação das uvas e a produção de vinhos mais concentrados São vinhos, vivos e brilhantes enquanto jovens, intensos e equilibrados, com raro bouquet quando estagiados e envelhecidos.
         Foi uma boa noite de degustação, os vinhos por serem bem envelhecidos em carvalho eram bem complexos  trazendo muitas dúvidas gerando discussões sobre quais aromas definiam melhor cada vinho.
            


        Os Vinhos:

Herdade da Farizoa Grande Escolha 2009 (90RP) - Touriga Nacional 70% e Alicante Bouschet 30% , 18 meses em barricas de carvalho, Alentejano. Tinto amplo, com aromas de frutas maduras como ameixa passa, profundo e com final longo.

Quinta de Pancas Grande Escolha 2011 (91RP) - Touriga Nacional (30%) Cabernet Sauvignon (40%) e Petit Verdot (30%), 20 meses em barricas novas de carvalho, Região Alenquer. É um vinho encorpado, de grande presença em boca e com aroma de frutas negras em compota.

Julian Reynolds Grande Reserva 2005 (92RP) - Alicante Bouschet (40%), Trincadeira (40%) e Syrah (20%), 24 meses em barricas de carvalho, Alentejano. Tinto que envolve pela grande estrutura e complexidade com taninos maduros e elegantes. Os aromas são de ameixa em compota com notas de especiarias.

           Para o jantar foi servido Escondidinho de Carne Seca.



         Para fechar a noite foi servido uma sobremesa de Garnache de Chocolate Meio Amargo com doce de leite e lâminas de amêndoas torradas harmonizado maravilhosamente com um Vinho do Porto Quinta do Crasto Finest Reserve.Vinho envolvente e sedutor, tem grande harmonia entre as notas balsâmicas e frutos silvestres, paladar típico das castas durienses, com um mix de castas plantadas, que dá origem a um assemblage natural de cerca de 30 castas.









A cada encontro aprimoramos nossos sentidos e estreitamos nossos laços de amizade valorizando sempre o Bem Viver. Que venham muitos encontros!